Os Cinco Fundamentos Terapêuticos de Vila Serena

  1) Tratamento grupal.
2) Baseado nos Doze Passos.
3) Acompanhamento médico não medicamentoso.
4) Programa para co-dependentes.
5) Profissionais com dedicação exclusiva.
 

  Os documentos apresentados aqui foram elaborados por John E. Burns, PhD, presidente de Vila Serena, e outros profissionais para constantemente aprofundar a filosofia e desenvolver a metodologia de Vila Serena.  



"Como Ajudar um Dependente" - Recomendações de como abordar um dependente de álcool ou outras drogas que não percebe que precisa ajuda. Clicar aqui para acessar esse documento de 1 página.

"História do Tratamento de Dependência Química e a Metodologia de Vila Serena" - Um documento de fácil leitura da história e descrição da metodologia do tratamento utilizada em Vila Serena num contexto histórico do tratamento de dependência química no mundo. Uma visão panorâmica. Clicar aqui para acessar esse documento de 17 páginas.


"Política da utilização de medicamentos psicoativos em Vila Serena" - Como Vila Serena não utiliza medicamentos psicoativos prescritos após a fase de desintoxicação e, não recomenda sua utilização durante a recuperação, esse documento é uma explicação desta política, feito com a colaboração de um dos médicos de Vila Serena, Dr. Walter Labonia Filho. Clicar aqui para acessar esse documento de 9 páginas.


"Psicologia Arquetípica e o Tratamento de Adicção"
- Artigo publicado no "Spring - A Journal of Archetype and Culture", o mais antigo jornal Jungiano no Spring-Summer Edition, 1999, página 15. Clicar aqui para acessar esse artigo de 6 páginas. Também, clicando aqui, pode acessar uma cópia em inglês.


"
Tratamento - Grupos de Ajuda-Mútua" - Uma vez que em Vila Serena temos um tratamento grupal que recomenda a continuação do tratamento em grupos de ajuda-mútua, incluímos esse artigo relevante, publicado no "Jornal Brasileiro de Dependências Químicas" da ABEAD, vol. 2, suplemento 1, junho 2001, página 18, de John E. Burns, PhD, CEAP e Walter Labonia Filho, Médico. Clicar aqui para acessar esse artigo de 7 páginas.


"
O Modelo Minnesota no Brasil" - Vila Serena baseia sua filosofia na psicologia arquetípica elaborada por James Hillman, entre outros, e fundamentada na abordagem de Carl G. Jung. Esse documento é uma exposição do entrosamento entre a psicologia arquetípica e o Modelo Minnesota, e presume uma familiaridade com a psicologia arquetípica conforme elaborada no livro de James Hillman, "Psicologia Arquetípica - Um Breve Relato". É um documento de estudo complexo. A primeira edição foi comentada por James Hillman, e suas anotações estão incluídas. Clicar aqui para acessar esse documento de 37 páginas. Também, clicando aqui, pode acessar uma versão deste documento em inglês.


"Alcoólicos Anônimos: Culto ou Pílula Mágica?"
- Artigo de Dr. George E. Vaillant, MD, reconhecida autoridade mundial no tratamento de dependência química, assim seus comentários sobre AA são relevantes e dão apoio à metodologia de Vila Serena. Clicar aqui para essa apresentação de 12 páginas.

"Dependência Química no Brasil"
- Relatório com estatísticas sobre dependência química no Brasil. Focaliza no consumo de álcool, nicotina e outras drogas, com estimativas do público brasileiro dependente. Clicar aqui para acessar esse documento de 13 páginas.
"Globalização e Alcoolismo" - Esse pequeno documento relata a experiência pioneira e inédita de tratar a dependência química no local do trabalho no Brasil. Clicar aqui para acessar esse documento de 2 páginas.

"Modelo Minnesota" Este documento relata como funciona o modelo na experiência pessoal da psicóloga e professora da PUC Rio de Janeiro, Eliane Freire. Clicar aqui para acessar esse documento de 4 páginas.



“Os Ventos de Vida e Dependência Química – Uma Aplicação de Psicologia Arquetípica”, Uma tentativa de ajudar o conselheiro a sempre manter uma mente aberta e ver o processo grupal como algo sempre novo e fascinante. 28 páginas.

Clicar aqui para versão em português no formato .doc..

Clicar aqui para versão em português no formato .pdf.

Clicar aqui para versão em inglês no formato .doc.

Clicar aqui para versão em inglês no formato .pdf.

 

"Ao Meu Ver de John Burns" Uma viagem filosófica de tratamento de dependência química. Clicar aqui para download do documento de 11 páginas.

 

"Treatment is Not Recovery" A blog in English by John Burns presenting suggestions, mostly philosophical, for developing a perspective, a style of life without psychoactive substances and with more depth, fascination. It also contains suggestions for helping the dependent still using and how to locate appropriate treatment.

 

Manual de Tratatamento para um projeto jovem. Clicar aqui para acessar.